Metadados
Documento
Título
JL: jornal de letras, artes e idéias
Gênero documental
Técnica de registro
Forma documental
Idioma
Suporte
Unidade de armazenamento
Sala 1 (hemeroteca) > 01 > 05 | Sala 1 (hemeroteca) > 01 > 06
Data (produção)
1983-2005
Entidade custodiadora
Descrição
ENDEREÇO: Av. da Liberdade, 190.
CIDADE: Lisboa, Portugal.
PERIODICIDADE: Quinzenal desde 1981; a partir de 1983 torna-se semanal e, a partir de 1984, volta a periodicidade quinzenal.
Nº DE PÁGINAS: Em média 32; a partir de 1994 passa a circular com 48.
DATAS-LIMITE: Circula desde 1981. (No Cedap: nov. 1983 a abr. 2005).
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: José Carlos Vasconcelos.
ILUSTRAÇÃO: Vasco, Manuel Gantes, Paulo Niza e Jorge Colombo.
COLABORADORES: Inês Pedrosa, Pedro Borges, Francisco José Viegas, Jorge Listopad, Isabel Fragoso, Carlos Câmara Leme, José Manuel Guardado Moreira.
CARACTERIZAÇÃO: Circulando desde 1981, quinzenalmente, o Jornal de Letras, Artes e Ideias passa a circular semanalmente, a partir do nº 72 (1983), com novas seções e novos colaboradores. Possui seções fixas, tais como: “Em dia”, “Ideias”, “Artes”, “Letras”, “Escolhas”, “Debate, Papo e Figura”. A partir do nº 613 (1994), o jornal sofre grandes mudanças, voltando a circular quinzenalmente, com o número de páginas aumentado e o papel passa a ter melhor qualidade. Surgem novas seções, como as intituladas: “Prépublicação”, “Ensaios”, “Inéditos” e “Tema”, seção que ocupa mais páginas no corpo do jornal, na qual é tratado exclusivamente o tema principal escolhido pelos responsáveis do periódico, tanto pode ser uma personalidade como um assunto geral. Também a partir do nº 698 (1997) surgem três novos suplementos incorporados ao jornal: o Jornal da Educação (que trata de assuntos como o ensino em Portugal, desde o primário até o ensino superior), o Especial Descobrimentos Portugueses e a Agenda Cultural. Mais tarde, na edição nº 730 (1998), surge o suplemento publicado mensalmente do Instituto Camões, cujo objetivo é promover e difundir a língua e a cultura Portuguesa no estrangeiro.
DESCRIÇÃO: O Jornal de Letras, Artes e Ideias é um periódico voltado a um público específico, pois se destaca, principalmente, no mundo das letras e artes, abordando de uma maneira crítica temas relativos às áreas da cultura e procurando sempre aproximar os países lusófonos. Possui um grafismo simples que, ao longo dos anos, pouco se modifica. A publicidade oferecida, geralmente, é de áreas vinculadas ao interesse do público do periódico, como propagandas de lançamentos de livros, peças teatrais e filmes, livrarias, casas de materiais especializados, etc. O periódico trata, sobretudo, da área da literatura, mas ainda oferece espaço fixo para teatro, cinema, televisão, música, artes plásticas, filosofia e história. Traz também entrevistas, crônicas, críticas literárias, apontamentos sobre lançamentos de livros, programações culturais, reportagens sobre teatro, cinema, exposições, vernissages, dança etc.
Descrição retirada de: LUCA, Tania Regina de (org.). Catálogo da Hemeroteca do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap). Assis: FCL-UNESP-Assis Publicações, 2011. Disponível em: https://www.assis.unesp.br/Home/pesquisa/cedap/catalogo_hemeroteca.pdf
Números disponíveis no acervo:
https://www.assis.unesp.br/Home/pesquisa/cedap/2024_catalogo_hemeroteca.pdf
Nível de descrição
Data (descrição)
2024/07/30 (cadastrado no Tainacan por Rodrigo Fukuhara)