Metadados
Documento
Título
Instrucção Nacional: revista de pedagogia, sciencias e letras
Gênero documental
Técnica de registro
Forma documental
Local (produção)
Idioma
Suporte
Unidade de acondicionamento
2076
Unidade de armazenamento
Data (produção)
1873-1874
Entidade custodiadora
Descrição
ENDEREÇO: Typographia de Quirino F. do Espírito Santo, Largo da Carioca, 2. A correspondência devia ser remetida para a Rua do Ouvidor, 155.
CIDADE: Rio de Janeiro.
PERIODICIDADE: Mensal.
Nº DE PÁGINAS: 32 (1º exemplar) e 43 (2º exemplar).
DATAS-LIMITE: Dez. 1873 a jan.1874.
EXEMPLARES: 01 (dez. 1873); 02 (jan. 1874).
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Antonio Estevam da Costa e Cunha e Augusto Candido Xavier Cony.
ILUSTRAÇÃO: n/c.
COLABORADORES: C. e G., Dr. Luiz Pedro Drago, A. Hermann, D. Eudoxia Brazilia da Costa, Augusto José Maurício Wanderley, Dr. João Aufredo Corrêa de Oliveira, Teixeira de Azevedo, A.C., F.C. Consta que a revista teve a colaboração de professores e literatos.
CARACTERIZAÇÃO: O jornal não possui colunas fixas, porém, algumas seções se repetem nos dois exemplares como: “Boletim”, “Pedagogia” e “Sciencias”. Não possui ilustrações e a seção “Avisos e Informações”, no final do exemplar, traz alguma publicidade referente a livrarias e propaganda de livros.
DESCRIÇÃO: A Instrucção Nacional se propõe a tratar de assuntos ligados a instrução e educação do povo brasileiro e a defender os direitos dos professores públicos do Império. Dirigida por dois professores primários da Corte, visava à discussão e à crítica de temas relacionados à educação, a fim de “preencher aquella lacuna, estudando e discutindo os multiplices assumptos concernantes à magna aspiração nacional de regenerar moralmente o povo brasileiro,não descurando também o cultivo da arte de ensinar das sciencias e outros ramos dos humanos conhecimentos”.
Em seus artigos, destaca-se como conteúdo principal a crítica à educação e ao ensino de seu tempo. É possível notar, também, uma preocupação com a tomada de consciência da população quanto à importância do ensino, visando sempre ao progresso da nação e, aliado a isso, ao reconhecimento da profissão docente como função social e pública.
Também contêm artigos tratando de conferências pedagógicas, ciências exatas e assuntos diversos, sempre relacionados ao ensino.
FONTES: SCHUELER, A. F. M. . Representações da docência na imprensa pedagógica na Corte Imperial (1870-1880): o exemplo da Instrução Pública. Educação e Pesquisa
(USP), São Paulo, v. 31, n.3, p. 379-390, 2005. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2008.
Descrição retirada de: LUCA, Tania Regina de (org.). Catálogo da Hemeroteca do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap). Assis: FCL-UNESP-Assis Publicações, 2011. Disponível em: https://www.assis.unesp.br/Home/pesquisa/cedap/catalogo_hemeroteca.pdf
Números disponíveis no acervo:
https://www.assis.unesp.br/Home/pesquisa/cedap/2024_catalogo_hemeroteca.pdf
Nível de descrição
Data (descrição)
2024/06/06 (cadastrado no Tainacan por Leticia Fachesi Carneiro)