Metadados
Documento
Título
Folhetim (suplemento da Folha de S. Paulo)
Gênero documental
Técnica de registro
Forma documental
Idioma
Suporte
Unidade de armazenamento
Sala 1 (hemeroteca) > 01 > 02
Data (produção)
1977-1989
Entidade custodiadora
Descrição
ENDEREÇO: Alameda Barão de Limeira, 225.
CIDADE: São Paulo.
PERIODICIDADE: Semanal.
Nº DE PÁGINAS: 07 a 23.
DATAS-LIMITE: 23 jan. 1977 a 25 mar. 1989.
EXEMPLARES: 523.
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Em 1977, Tarso de Castro e Nelson Merlin, após 1979, Oswaldo Mendes.
ILUSTRAÇÃO: Apresenta charges e ilustrações diversas, sempre com tom de crítica política e social, assinadas por: Angeli, Luis Gê Jota, Glauco, Luscar, Fortuna, entre outros. A partir da década de 1980, os desenhos e ilustrações se tornam extremamente raros.
COLABORADORES: Entre 1977 e 1979: Paulo Francis, J.B. Natali, Helena Silveira e José Guimarães. Após 1979, diversos colaboradores.
CARACTERIZAÇÃO: Até 1979, apresentava algumas colunas fixas, como: “Caderno H”, com contos curtos, muitos deles assinados por Mário Quintana; “Folha corrida”, contendo notícias e comentários sobre acontecimentos atuais sobre Tv e música, além de críticas e comentários de teatro, sempre assinadas por diversos colaboradores; “Diz, logotipo!”, na qual o ilustrador Fortuna satiriza alguns logotipos da época; “Blow up”, assinada por Elias Raide, com pequenas notas retiradas da Folha de S. Paulo e de outros jornais com breves comentários irreverentes; “Palavras de Helena”, assinada por Helena Silveira, discorre com muito humor sobre assuntos diversos. Durante todo o período de circulação, o periódico não apresentou nenhum tipo de publicidade ou propaganda.
DESCRIÇÃO: Suplemento dominical de cultura do jornal Folha de S. Paulo, que circulou entre 23/03/1977 e 25/08/1989. Criado e dirigido por um dos fundadores do Pasquim, Tarso de Castro, tinha como objetivo ser um “caderno de leitura e humor”, com colunas que abarcassem temas cotidianos, além de comentar o melhor da televisão, cinema, música e teatro. A partir de 1979, sob o comando de Oswaldo Mendes e uma nova comissão editorial, perde suas colunas fixas e passa a ter direcionamento mais voltado para temas sociais. Entre os anos de 1979 e 1981, o suplemento parte de um único tema central, apresentado na capa, e os demais artigos internos sempre são decorrentes deste. A partir de 1982, houve várias mudanças nos rumos da sua linha editorial.
Fonte: Banco de dados do jornal Folha de S. Paulo.
Descrição retirada de: LUCA, Tania Regina de (org.). Catálogo da Hemeroteca do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap). Assis: FCL-UNESP-Assis Publicações, 2011. Disponível em: https://www.assis.unesp.br/Home/pesquisa/cedap/catalogo_hemeroteca.pdf
Números disponíveis no acervo:
https://www.assis.unesp.br/Home/pesquisa/cedap/2024_catalogo_hemeroteca.pdf
Nível de descrição
Data (descrição)
2024/07/25 (cadastrado no Tainacan por Rodrigo Fukuhara)