• Campanha Nacional de Educação Rural

  • Voltar
Área de identificação
Código de Referência:CNER
Título:Campanha Nacional de Educação Rural
Data(s): 1952-1992
Nível de Descrição:Coleção
Dimensão e suporte: 

Área de contextualização
Nome(s) do(s) produtor(es): BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas
História administrativa / biografia:
 
História arquivística:Conjunto de documentos resultante de pesquisas realizadas por Iraíde Marques de Freitas Barreiro, durante o Mestrado na Unicamp (1989) e o Doutorado na USP (1997), sobre a Campanha Nacional de Educação Rural (1952-1963). Antes da doação ao CEDAP, os documentos estavam armazenados no Departamento de Educação da UNESP/FCL-Assis.
Procedência:Os documentos foram doados por Iraíde Marques de Freitas Barreiro em 13 de dezembro de 2023.

Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo:Documentos sobre a Campanha Nacional de Educação Rural (1952-1963), de interesse de pesquisadores das áreas de ciências humanas, sobretudo da educação, sociologia, história e, especialmente, para a história da educação e da educação rural no Brasil.
A Campanha objetivava adequar o homem do campo ao processo de desenvolvimento e estimular a emergência da cidadania no meio rural, por meio de seu trabalho. Porém, partia do pressuposto de que o homem do campo era atrasado do ponto de vista cultural, o que gerava situações conflituosas no cotidiano entre as partes. No doutorado, pesquisou-se a Campanha na perspectiva da contradição, indicando avanços e recuos no processo educacional, para além da alfabetização. Para a realização das pesquisas, realizou-se profunda busca documental em várias instituições: na PUC/São Paulo, foram localizadas algumas revistas publicadas pela Campanha; e, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (BN), as demais, somando 10 volumes. Ainda na BN, no Centro de Iconografia, localizou-se fotos originais de trabalhos educativos em diferentes situações. Pesquisou-se, ainda, nos jornais da época para ver o impacto que a Campanha teve na grande imprensa. Na Sociedade Nacional de Agricultura – Rio de Janeiro, conseguiu-se um conjunto de 1.000 páginas composto pelo Boletim Mensal Informativo, impresso em folha A4 com variação entre 10 a 15 páginas, para cada um e dois exemplares do Boletim O Missioneiro. Ambos retratam o cotidiano dos trabalhos no meio rural, programas de cursos para professoras, divulgação de Campanhas propostas pelo programa, como: reflorestamento, cuidados com a saúde, boa alimentação, incentivo à realização do registro civil, dentre outras. No Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, em Ibirité (MG), a farta documentação registra os trabalhos vinculados à Campanha, como cursos e seminários de educação, organização de eventos em que a educadora esteve à frente.
A formação da coleção contou com o apoio financeiro da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP.
Sistema de Arranjo: Não há.

Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso:Sem restrição.
Condições de reprodução:Com autorização.De acordo com as leis de proteção aos direitos autorais.
Idioma:Português.
Instrumentos de pesquisa:Listagem dos documentos.

Área de fontes relacionadas
Unidades de descrição relacionadas: 
Nota  sobre publicação:Artigos:
Iraíde Marques de Freitas BARREIRO – Helena Antipoff – A educadora ruralista: a construção de um acervo pessoal sua relevância para a educação na atualidade.
Iraíde Marques de Freitas BARREIRO – Formação para o ensino agrícola nos Centros de Treinamento de Professores e de Auxiliares Rurais (1952-1963).
Livro:
Iraíde Marques de Freitas BARREIRO – Política de educação no campo: para além da alfabetização (1952-1963).

Área de notas
Notas sobre conservação:Documentos em bom estado de conservação.

Área de controle da descrição
Nota do arquivista:Descrição realizada por Iraíde Marques de Freitas Barreiro e pela equipe do CEDAP.
Regras ou convenções:BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.
Data(s) da(s) descrição(ões):2024.