A origem do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa “Prof.ª Dr.ª Anna Maria Martinez Corrêa” (CEDAP) remonta a 20 de junho de 1973, quando, por iniciativa do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, criou-se um espaço com o objetivo de propiciar as condições necessárias de pesquisa para o curso. A aprovação pela Congregação, contudo, ocorreu apenas no dia 09 de agosto de 1973, com a assinatura de deliberação pelo Diretor Prof. Dr. Manoel Lelo Bellotto (processo 368/73-A).
A instituição começou as suas atividades com o nome de Centro de Documentação Audio-Visual, oferecendo consulta aberta a professores e alunos. O acervo deveria “permanecer fechado sob a guarda da Secretária do Departamento” de História, à época sob a chefia do Prof. Dr. José Ribeiro Júnior.
Em 1988, em decorrência do aumento de sua área de atuação, passou a contar com prédio próprio e a se chamar Centro de Documentação e Recursos Audio‐Visuais (CEDRAU).
Por meio da Resolução UNESP n. 59, de 22 de novembro de 1996, tornou-se Unidade Auxiliar, recebendo a denominação de Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa. Estruturou-se por normas internas e regulamento próprio, sendo administrado por uma supervisão e por um Conselho Deliberativo. Este era composto por supervisor e vice-supervisor, representantes dos Departamentos de História e Literatura, representantes dos Programas de Pós-Graduação em História e Letras, representante técnico-administrativo e discente.
Em 2013, ao completar 40 anos, ganhou a denominação vigente – Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa “Prof.ª Dr.ª Anna Maria Martinez Corrêa” -, em homenagem à docente que, por muitos anos, esteve à frente da instituição.
Atualmente, o Centro funciona sob a responsabilidade direta da Direção da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, uma vez que a Resolução UNESP n. 45, de 27 de agosto de 2020, extinguiu-o como Unidade Auxiliar. Todas as suas atividades, todavia, continuam sendo desenvolvidas de forma ininterrupta.
-
Sobre o CEDAP
- Back