Metadados
Acervo
Documento
Título
O Combate
Gênero documental
Técnica de registro
Forma documental
Idioma
Suporte
Unidade de acondicionamento
2073
Unidade de armazenamento
Data (produção)
1891-1896
Entidade custodiadora
Descrição
ENDEREÇO: Rua Senador Pompeu, 8- A.
CIDADE: Fortaleza, CE.
PERIODICIDADE: Três vezes por semana.
Nº DE PÁGINAS: 04.
DATAS-LIMITE: 07 abr.1891 a 01 jan. 1896 (no Cedap).
EXEMPLARES: Ano I: nº 2; Ano IV: nº 1.
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Anderson Ferro e Antônio Duarte Bezerra.
COLABORADORES: Antonio Lafaiete, G. Chaves, João Vicente, José Galiano de Souza, J. Barata.
ILUSTRAÇÃO: A ilustração existente localiza-se na primeira página do segundo exemplar. É um retrato em honra a um dos líderes do Partido. A autoria é de Antônio Rodrigues.
CARACTERIZAÇÃO: O periódico traz informações destinadas especialmente aos operários de Fortaleza, além de notícias do Partido Operário. Publica Atas da Sessão da Assembleia Geral do Partido e traz colunas de promoções e nomeações dos seus trabalhadores e representantes. Também se encontram anúncios, propagandas, poesias, charadas e informações de apresentações culturais.
DESCRIÇÃO: O periódico pertence ao Orgam do Partido Operario. Destaca-se como revolucionário e órgão de divulgação do movimento, o que lhe confere um caráter crítico. Consta, em seus exemplares, uma série de críticas à administração pública de Fortaleza, sobretudo ao tratamento da classe operária. O jornal compartilha dos ideais socialistas, pois traz publicações anticapitalistas e prega o bem-estar social, bem como a liberdade, a igualdade e o trabalho. Propõe a união dos operários.
Descrição retirada de: LUCA, Tania Regina de (org.). Catálogo da Hemeroteca do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (Cedap). Assis: FCL-UNESP-Assis Publicações, 2011. Disponível em: https://www.assis.unesp.br/Home/pesquisa/cedap/catalogo_hemeroteca.pdf
Números disponíveis no acervo:
https://www.assis.unesp.br/Home/pesquisa/cedap/2024_catalogo_hemeroteca.pdf
Nível de descrição
Data (descrição)
2024/06/04 (cadastrado no Tainacan por Eduardo Grisi)